
Sessão de Orientação de Direitos: "Acesso à Saúde da Mulher"
Essa atividade intensificou a troca de experiências, destacando os desafios diários enfrentados por essas mulheres negras e migrantes na Bahia.
No dia 28 de maio, data em que se celebra o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, realizamos a Sessão de Orientação de Direitos: "Acesso à Saúde da Mulher" no Shopping Salvador Norte, um evento gratuito no Espaço de Atendimento Cidadania, em parceria com a Universidade Salvador - Unifacs.
O objetivo da atividade foi fortalecer o acesso aos mecanismos de proteção e promover a integração de migrantes e refugiados venezuelanos e africanos que se encontram na Bahia.
O evento incluiu uma roda de acolhimento e conversa sobre saúde sexual e reprodutiva, encaminhamentos para atendimento médico, com o apoio de estudantes de medicina, sob a supervisão da professora Suzana, tivemos entrega de kits de higiene, massagem relaxante e revitalização facial para autocuidado, coffee break e atividades recreativas para as crianças presentes.
Essa atividade intensificou a troca de experiências, destacando os desafios diários enfrentados por essas mulheres negras e migrantes na Bahia.
Foi enfatizada a importância de espaços como os proporcionados pelo Centro Aplicado de Direitos Humanos - CADH, que fortalecem e promovem o protagonismo das mulheres migrantes na Bahia.
Concluímos que iniciativas como esta são fundamentais para criar uma rede de apoio e solidariedade, promovendo a saúde, bem-estar e integração social de mulheres migrantes na nossa comunidade.
GALERIA
