top of page

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo tem caminhada e mobilização em Salvador

  • ongcadh
  • 27 de jan.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de jan.

No Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro, Salvador une forças para dar visibilidade a uma das mais graves violações dos direitos humanos: o trabalho escravo. A Caminhada organizada pela Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae-Ba) é um marco de resistência e de esperança.



ree

O evento, que começa às 16h, ao lado da Igreja da Vitória, e segue até a Praça do Campo Grande, será acompanhado por oficinas, manifestações culturais e um ato público com a participação de representantes das 38 instituições que compõem a Coetrae-Ba. É uma oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso coletivo com a erradicação da exploração laboral.

O CADH reconhece que o enfrentamento ao trabalho escravo requer o engajamento de toda a sociedade. Mais do que uma caminhada, esta mobilização representa um chamado à ação: fortalecer redes de proteção às vítimas, ampliar a conscientização e reafirmar a dignidade humana como um princípio inegociável.

Relembramos que essa data foi instituída em memória dos auditores-fiscais e do motorista assassinados em Unaí, Minas Gerais, em 2004, enquanto investigavam denúncias de trabalho escravo. Hoje, é um símbolo da luta por justiça, liberdade e respeito aos direitos humanos.

É urgente jogar luz sobre essa realidade invisibilizada que ainda assola nosso país. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, somente em 2024, 1.684 trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão no Brasil. Na Bahia, as ações coordenadas pela Coetrae resultaram no resgate de 178 pessoas, demonstrando a importância de iniciativas integradas entre o poder público e a sociedade civil.

O CADH reforça seu compromisso com a promoção da justiça social, atuando para garantir que direitos fundamentais sejam respeitados e vidas sejam resgatadas da opressão. Convidamos todas e todos a participarem desta caminhada e a se unirem a essa causa, que é, acima de tudo, sobre humanidade e liberdade.

Lutemos juntos por um mundo onde o trabalho digno seja uma realidade para todas e todos. Diretoria de Comunicação - Lia Xavier

 
 
 

Comentários


bottom of page